Casas dos Botes Baleeiros da Lagoa e Escadaria dos Baleeiros

Casas dos Botes

Conjunto de armazéns, edificado nos finais do século XIX, constituído por três edifícios destinados, na altura da caça à baleia, à guarda de botes baleeiros, seus apetrechos e palamenta. Eram então propriedade de três sociedades baleeiras: Armações Baleeiras Liberdade Lajense, Estrela Lajense e Venturosa Lajense.
Os edifícios são de dois pisos, construídos em alvenaria de pedra rebocada e caiada. No piso térreo encontram-se grandes portões para entrada e saída dos botes baleeiros, bem como a respetiva rampa de acesso ao mar.
As Casas dos Botes da Lagoa constituem um testemunho de grande valor patrimonial e documental para a história da baleação. Hoje, nestes edifícios, funciona a sede do Clube Náutico das Lajes do Pico.

Escadaria dos Baleeiros

Ao soar o rebentar do foguete, lançado pelo vigia, no alto da Vigia da Queimada, os baleeiros da Ribeira do Meio, Silveira e de outros locais, interrompiam imediatamente os seus afazeres e corriam para as Casas dos Botes, descendo em passo apressado as escadas, atualmente, conhecidas como “a escadaria dos baleeiros”, à procura de um bote baleeiro que os levasse para alto mar, ao encontro dos gigantes dos mares.