Convento de São Francisco e Igreja de Nossa Senhora da Conceição

O complexo Conventual de São Francisco é composto pelo Convento de São Francisco e pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
O Convento de São Francisco, o mais antigo Convento da ilha do Pico pertencente à Ordem dos Franciscanos, foi fundado em 1641, tendo as suas obras sido terminadas no ano de 1700. No entanto, devido à grande afluência de religiosos e à sua ação de caridade, entre 1768 e 1804 foi alvo de uma ampliação, tendo ficado um dos mais belos templos da ilha, de acordo com alguns escritos da época. Infelizmente, um violento incêndio destruiu a Igreja de Nossa Senhora da Conceição em 1830, tendo posteriormente sido recuperada, mas sem o esplendor e a magnificência do passado.
O antigo Convento Franciscano é um edifício de planta retangular com dois pisos, datado do século XVII, com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição anexa, de planta em forma de cruz latina. No edifício do Convento, destaca-se a torre sineira, de planta quadrangular e três pisos. A igreja apresenta uma só nave, acedendo-se através de um portal trabalhado em cantaria.
Atualmente, funcionam no complexo Conventual de São Francisco os serviços da Câmara Municipal das Lajes do Pico, a Polícia de Segurança Pública (PSP), as Finanças e o Jornal “O Dever”.