Em 1960, no Largo de São Pedro, nas Lajes do Pico foi inaugurado o Padrão Henriquino, aquando das celebrações do V centenário do povoamento da ilha do Pico e do falecimento de Dom Henrique, Infante de Sagres, promotor do descobrimento e povoamento destas ilhas (1460-1960).
Tal como em todo o território nacional, o concelho das Lajes do Pico assinalou as celebrações com a realização de uma sessão solene nas imediações do Penedo Negro, local onde desembarcou o primeiro povoador, Fernão Álvares Evangelho.
Na ocasião da inauguração o orador de então afirmou: “Este Padrão...não constitui um monumento qualquer a embelezar o local. Na sua matéria bruta encerra o sentimento patriótico de todos os picoenses, homenageando a memória do Infante, cujo centenário a Nação entusiasticamente vem de comemorar: e assinalando o local aonde aportou o primeiro povoador. Igualmente presta homenagem ao sacrifício, valentia e heroicidade daqueles que, num esforço assombroso, desbravaram a terra, levantaram as habitações, povoaram a ilha e a integraram nos bens do Reino de Portugal”.